Le Président portugais Marcelo Rebelo de Sousa et le Premier ministre António Costa reçoivent BHL lundi (« Marcelo e Costa recebem segunda-feira o filósofo francês Bernard-Henri Lévy », PÚBLICO)
Bernard-Henri Lévy rencontrera demain le Président portugais Marcelo Rebelo de Sousa et le Premier ministre António Costa, à la demande de ces derniers et à l’occasion de la représentation de « Looking for Europe » à Lisbonne
« Bernard-Henri Lévy se produira à Lisbonne ce lundi, mais il a des réunions au plus haut niveau. O PÚBLICO a révélé son analyse sur la situation politique actuelle du pays. » indique le grand quotidien portugais.
« Bernard-Henri Lévy irá actuar em Lisboa esta segunda-feira, mas antes tem encontros ao mais alto nível. Ao PÚBLICO revelou a sua análise sobre a actual situação política do país.
Num momento em que os partidos andam às voltas para tentar resolver a instabilidade política, António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa vão ouvir Bernard-Henri Lévy, filósofo de renome que tem encontros marcados com ambos os líderes políticos esta segunda-feira.
O filósofo e escritor francês irá reunir-se, separadamente, com António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa. Estas reuniões são motivadas pela passagem do espectáculo teatral Looking for Europe por Lisboa que o escritor protagoniza. Apesar de admitir ao PÚBLICO não saber ainda qual será o tema de conversa, o francês garante que não terá problema em dar a sua opinião sobre a instabilidade política nacional, caso lhe seja pedida.
“Serão duas reuniões privadas. Ainda não sei o que será discutido. Já se torna normal reunir-me com líderes políticos. Estive com o Alexis Tsipras, na Grécia, com o Viktor Orbán, na Hungria. Em relação à questão da instabilidade, acho que há um bocado de demagogia na posição da direita e da ‘esquerda da esquerda’. Olhando para a questão do exterior, vejo tudo isto não tanto como um apoio às reivindicações dos professores, mas mais como uma maneira de enfraquecer o primeiro-ministro”, explica.